Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2012

0

Resenha: Diário de uma paixão

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Comprar: Cultura / Submarino
Classificação:
Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.



As férias foram fantásticas, mas nós já estávamos com muita saudade de todos vocês, que acompanham o Giro Letra!!! E, para recomeçar com chave de ouro, nada melhor que falar sobre um dos nossos autores favoritos: Nicholas Sparks, que, como bem sabemos, tem o dom de escrever, encantar, emocionar e, por fim, se tornar inesquecível com suas magníficas estórias. 
Em Diário de uma paixão, ou originalmente The Notebook, não é diferente. O livro data de 1996 e é baseado na história dos pais da esposa de Sparks. A obra já havia sido lançada no Brasil com o título O caderno de Noah, mas com uma tiragem tão pequena que os raros exemplares disponíveis para a compra eram caríssimos. Porém, para alegria dos fãs do autor de A última música e Querido John, o livro foi lançado novamente, com o título de Diário de uma Paixão, pela excelente Editora Novo Conceito ( \o/ ). 
Nesse livro, Sparks brinda o leitor com uma história simplesmente linda e recheada de frases maravilhosas, que nos fazem refletir sobre o grande valor do amor na vida de todos nós. Diário de uma paixão conta a história de Noah Calhoun e Allison Nelson, que se conhecem em 1932, em Nova Berna, Carolina do Norte, e se apaixonam perdidamente. Depois que se conhecem, eles passam a se ver todos os dias, passeando, descobrindo coisas e ensinando outras coisas um ao outro. Tornam-se inseparáveis, até que, um dia, se entregam perdidamente à paixão que havia crescido em ambos.

Pouco tempo depois, os pais de Allison descobrem o seu envolvimento com um rapaz pobre da cidade, percebem que o relacionamento dos dois estava ficando realmente sério e resolvem, então, ir embora, impedindo que os dois continuassem com aquilo, pois,segundo a mãe de Allie, "às vezes, nosso futuro é definido por aquilo que somos, e não por aquilo que queremos", ou seja, Noah não merecia Allie por ser socialmente inferior a ela.

Allie, assim, vai embora com sua família, mas seu coração fica em Nova Berna, fica com Noah, o qual nunca a esqueceria, por mais mulheres que viesse a ter (e ele teve muitas). Apesar da promessa de que o que havia acabado tinha sido o verão, mas que eles nunca acabariam, não foi isso que aconteceu. Noah escreveu a Allie muitas cartas para as quais nunca houve resposta. Ele, então, foi embora de Nova Berna. A partir disso, sua vida passa por algumas reviravoltas e uma surpresa do destino permite a ele voltar à cidade que abandonara e comprar a casa com a qual sempre sonhara, embora ela precisasse de uma grande reforma. E essa reforma deu o que falar na cidade, pois a casa ficara realmente magnífica, fato que lhe rendeu uma reportagem e uma foto no jornal.




Foi exatamente essa reportagem com essa foto de Noah em frente a sua nova casa que foi parar nas mãos de Allie, que, naquele momento, era noiva de um rapaz muito bem-sucedido, como sempre desejaram seus pais. Allie, então, teve uma série de lembranças e a eterna dúvida sobre o sumiço de Noah, o porquê de ele nunca tê-la procurado, apesar do que foi combinado entre eles. Eis o panorama dos personagens principais dessa história:

Allison Nelson, 29 anos e noiva, uma pessoa da alta sociedade, à procura de respostas que ela precisava saber, e Noah Calhoun, o sonhador, 31 anos, visitado pelo fantasma que acabara dominando a sua vida.

Allie fica altamente inquieta com esse turbilhão de recordações, então resolve que teria que ver Noah antes que ela se casasse, afinal ela precisava de respostas. Ela dá uma desculpa a Lon, seu noivo, e vai em busca de reencontrar Noah. Como será esse encontro? Valerá a pena se aventurar desse jeito? O que eles irão descobrir? Conseguirá Allie voltar depois desse encontro para se casar e ser feliz ao lado de outro homem que nunca a fez sentir como Noah havia feito? O noivo descobrirá o verdadeiro objetivo da noiva ao viajar? O que teria havido entre Allie e Noah não seria fruto apenas de uma paixão juvenil? Quanto tempo, quantos anos de distância e de silêncio o amor suporta? Por que o título do livro faz referência a um diário? Todas essas e muitas outras perguntas serão facilmente respondidas com a leitura desse magnífico romance, que emociona até os menos sensíveis.

Ah, e fiquem atentos: em breve, teremos sorteio de um Kit Diário de uma Paixão! Enquanto esperamos, podemos nos deliciar com o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...